Plano de saúde empresarial: possibilidades da empresa X necessidades do colaborador.Como encontrar o equilíbrio?

São muitas as variáveis a se considerar no momento da escolha de um plano de saúde empresarial.
É uma grande responsabilidade para os gestores de RH - geralmente os principais envolvidos no processo de escolha - , pois é um processo delicado, que impacta de diversas formas a rotina da empresa e das pessoas que compõem a equipe

No decorrer deste texto, vamos trazer alguns elementos importantes deste processo.

Continue a leitura e confira!

O que levar em consideração?

Modelo de trabalho, região de atuação e Abrangência do plano de saúde

Para começar a pensar nas opções e características necessária no plano de saúde empresarial, é preciso primeiro pensar como e onde as pessoas da empresa vão precisar de atendimento de saúde.

Pense em pontos como:

Há equipes que realizam trabalhos externos?
(representantes comerciais, equipes/colaboradores que viajam frequentemente representando a empresa)

Onde a empresa e suas equipes estão localizadas?
Ou,
A quais lugares costumam precisar se deslocar?

Tudo isso é essencial, para ajudar em uma importante definição: a abrangência do plano de saúde. Dependendo da operadora de saúde, você terá à disposição diferentes opções: grupo de municípios, planos regionais e planos nacionais. Pense da seguinte forma:
Se você tem equipes viajando para outras cidades e estados, não é coerente ter um plano de saúde com atendimento apenas na cidade da matriz, não é mesmo?

Quais os riscos aos quais a equipe está exposta

Entender os riscos a que o colaborador está suscetível também é muito importante, pois além da abrangência territorial, outro ponto muito importante em relação ao plano de saúde empresarial é a escolha do tipo de plano e tipos de atendimento aos quais ele dará direito -
atendimento ambulatorial, atendimento hospitalar ou ainda atendimento hospitalar com obstetrícia.

A análise de risco segue a mesma linha da análise das necessidade em relação a abrangência, pois é importante - para o colaborador e para a empresa - estar seguro de que haverá um atendimento compatível em caso de necessidade.

Perfil dos colaboradores

Somando-se aos pontos anteriores, é importante analisar também o perfil dos colaboradores, aqueles que serão os usuários do plano de saúde empresarial que você está escolhendo.

Quais as expectativas das pessoas em relação ao plano?
De que forma elas veêm o plano de saúde?
Quais as necessidades em relação a saúde?

Coberturas

Outro fator de grande importância é a escolha das coberturas, pois essa análise irá determinar quais atendimentos, procedimentos e exames estarão garantidos para a equipe.
Em geral, as coberturas devem atender as normas da ANS, que determina quais procedimentos devem ser oferecidos pelas operadoras de plano de saúde.

No entanto, além de oferecer as coberturas do Rol da ANS (agência nacional de saúde), alguns planos e operadoras tem entre as suas coberturas alguns procedimentos e serviços adicionais.

Recursos financeiros da empresa

Com tantos pontos importantes, certamente surge uma preocupação: “Mas quanto tudo isso vai custar?” ou o pensamento de “Infelizmente, não temos como oferecer este benefício”.
Este é um ponto de preocupação para muitas empresas. O anseio por proteger o colaborador, garantir bem-estar, qualidade de vida, esbarra no recurso necessário para tornar isso possível.

No entanto, existem diferentes modalidades de plano, e, muitas vezes, os valores reais, após uma análise detalhada e consciente dos pontos citados, e de demais questões específicas da empresa, tende a possibilitar a busca por uma opção que seja satisfatória para todos os envolvidos. Além do mais, contratar um plano de saúde empresarial, não significa necessariamente que a empresa deve bancar o plano todo sozinha - apesar dessa ser uma prática comum e de muito sucesso - , você pode chegar a uma mescla entre o que a empresa paga, e o que o funcionário contribui, ou até mesmo, ser apenas o intermediador, utilizando de recursos como o desconto em folha para que o colaborador tenha a disposição a opção de adesão à um plano completo, com valores acessíveis.

Mas enfim, como eu escolho o plano de saúde?

A melhor forma de decidir como contratar um plano de saúde e qual será o seu plano de saúde empresarial é: conversar.

conversar com a sua corretora: que poderá te ajudar a analisar todos os elementos do contexto e encontrar as melhores opções e que em conjunto com você irá conversar com sua equipe, - para entender o que precisam para se sentirem seguros e tranquilos -; conversar com a diretoria, ou gestores, para apresentar as necessidades da equipe e definir meios de atendê-las.

Você sabia?

Aqui na Severo Romero, somos especialistas em estratégias para plano de saúde empresarial. Estamos há 20 anos no mercado, e desenvolvemos uma metodologia própria, que tem como ponto de partida um diagnóstico detalhado para identificar as necessidades da empresa em relação aos benefícios.

Quer conhecer?
Estamos te esperando, é só mandar uma mensagem para nós.

No Comments Yet.

Leave a comment